Embalagem no fulfillment: como funciona os formatos de empacotamento do pedido?

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A embalagem no fulfillment é indispensável. Se for eficiente, garante que os produtos sejam entregues com segurança aos clientes, mantendo a qualidade e a integridade dos itens. 

Além disso, a embalagem pode ser uma extensão da sua marca e desempenhar um papel importante na experiência do cliente. De qualquer forma, existem dois formatos de empacotamento: o cliente envia suas embalagens ou a empresa de fulfillment oferece as suas. 

Neste artigo, exploraremos ambas as opções, apontando suas vantagens, desvantagens e como escolher o formato ideal para o seu negócio. Então, continue a leitura!

Formato 1: o cliente envia as embalagens

Neste formato de embalagem no fulfillment, a sua empresa é responsável por fornecer as embalagens que serão usadas para acondicionar os produtos a serem enviados.

Em outras palavras, você envia suas próprias caixas, envelopes ou sacolas para a empresa de fulfillment, que utilizará essas embalagens para preparar e enviar os pedidos.

Vantagens

Existem algumas vantagens de usar embalagem no fulfillment. Vamos abordá-las em detalhes abaixo para você ponderá-las.

Economia de custos

A sua empresa pode usar embalagens que já possui, como caixas, envelopes ou sacolas, reduzindo a despesa de adquirir embalagens da empresa de fulfillment terceirizada. Assim, se encontrar promoções ou descontos na compra à vista dos seus fornecedores, o preço de custo é menor.

Personalização das embalagens

Esse formato permite que a sua empresa personalize as embalagens de acordo com suas preferências ou necessidades de marca, proporcionando uma experiência de unboxing única para o cliente.

Desvantagens

Claro que nem toda estratégia de empacotamento tem apenas benefícios. Dentre as desvantagens de optar pelo envio próprio, separamos as principais a seguir.

Necessidade de armazenar as embalagens

Antes de enviar as embalagens à empresa de fulfillment terceirizada, você terá que armazená-las em seu estoque. Isso pode exigir espaço adicional de armazenamento, o que pode se traduzir em custos adicionais, especialmente se o estoque de embalagens for volumoso.

Assim, se o seu negócio estiver localizado em um espaço limitado, o armazenamento de embalagens adicionais pode se tornar um problema, aumentando os custos de locação de espaço ou a necessidade de área adicional em sua instalação.

Risco de atrasos no envio das embalagens

Dependendo da logística, pode acontecer da sua empresa enfrentar atrasos na entrega de embalagens.

É preciso enviá-las para a empresa de fulfillment antes que os produtos possam ser empacotados e enviados. Se houver atrasos nessa entrega, pode levar a atrasos na preparação e envio dos pedidos, o que pode afetar negativamente a experiência do cliente e a reputação da empresa.

Formato 2: a empresa de fulfillment envia as embalagens

Neste formato, a empresa de fulfillment é responsável por fornecer as embalagens a serem usadas para empacotar os produtos a serem enviados aos clientes.

Desse modo, significa que a empresa de fulfillment fornece caixas, envelopes ou outros tipos de embalagens necessárias para o processo de preparação e envio dos pedidos.

Vantagens

Essa é uma excelente opção por suas vantagens que permitem diminuições de recursos de embalagem no fulfillment. Confira quais são elas.

Economia de tempo

A sua empresa não precisa se preocupar em adquirir ou fornecer suas próprias embalagens, o que lhes permite concentrar-se em outras áreas do negócio, como as estratégias de marketing e vendas.

Redução de custos

Empresas de fulfillment frequentemente têm acesso a embalagens a granel com preços mais vantajosos, o que pode reduzir os custos totais em comparação com a aquisição de embalagens por conta própria.

Facilidade de operação

Ter um fornecedor de embalagens dedicado simplifica o processo e garante que as embalagens estejam sempre disponíveis, evitando atrasos na preparação e envio dos pedidos aos consumidores finais. Ou seja, é uma forma de satisfazê-los.

Desvantagens

Como você sabe, não há somente pontos positivos em qualquer tipo de formato de empacotamento. Por isso, separamos as principais desvantagens dessa opção.

Custo adicional

A empresa de fulfillment geralmente cobra pelos materiais de embalagem, bem como pelos serviços de empacotamento e envio. Portanto, é essencial considerar cuidadosamente como esses custos afetarão suas operações e seus preços.

Afinal, esses custos adicionais podem afetar a margem de lucro do negócio, especialmente em operações de menor escala. 

Embalagens padrão

Empresas de fulfillment frequentemente oferecem embalagens padrão, que são genéricas e podem não permitir a mesma personalização ou diferenciação da embalagem em comparação com aquelas fornecidas por seu negócio. 

Esse fato pode ser um ponto negativo se você deseja criar uma experiência de unboxing exclusiva que fortaleça sua marca e se destaque no mercado.

Por isso, as empresas como a sua, que buscam embalagem no fulfillment personalizadas, podem se sentir limitados por essa abordagem.

embalagem no fulfillment

Escolha o formato ideal para você

A escolha entre os formatos de embalagens no fulfillment depende de vários fatores, incluindo o tamanho do seu negócio, os recursos disponíveis e suas metas específicas.

Por exemplo, se você é uma pequena empresa com recursos limitados, o formato em que o cliente envia as embalagens pode ser uma opção econômica. 

No entanto, à medida que seu negócio cresce, a conveniência do formato em que a empresa de fulfillment fornece as embalagens, pode superar as desvantagens financeiras.

Outro ponto é avaliar os seus custos gerais, incluindo armazenamento, embalagens e despesas operacionais. Se a economia for uma prioridade, o formato em que a empresa de fulfillment fornece as embalagens pode ser vantajoso devido a preços mais baixos e eficiência.

Considere também a personalização e a criação de uma experiência única. Se forem essenciais para sua marca, o formato em que o cliente envia as embalagens pode ser mais adequado.

Também analise que o formato 2 pode garantir que as embalagens estejam sempre disponíveis, evitando atrasos na preparação e no envio das compras.

Por fim, avalie o comportamento e as preferências dos seus clientes finais. Alguns deles podem valorizar embalagens personalizadas, enquanto outros podem priorizar a rapidez na entrega.

A embalagem no fulfillment é um fator importante por impactar o envio dos pedidos e a experiência dos consumidores. Por isso, considere todos os pontos apresentados até aqui para escolher a melhor opção para o seu negócio.

Na Jávai você conta com ambas as opções. Após decidir a melhor entre elas para sua empresa, entre em contato conosco e conte com a parceria em fulfillment certa!